segunda-feira, 6 de outubro de 2008

O QUE É “PERKONOMICS”?

“Perkonomics” (numa tradução livre, “a economia do benefício”) é uma sub-tendência de acrescentar mais benefícios e privilégios aos benefícios “regulares” oferecidos pelas marcas. É satisfazer os consumidores além de seus desejos, oferecendo mais status e/ou conveniência. Para as empresas, é a saída para escapar da “comoditização” e mostrar empatia, em mercados tão competitivos como o que vivemos.

As palavras-chave dessa tendência são: STATUS, CONVENIÊNCIA e EMPATIA:

STATUS
Acesso exclusivo a privilégios e experiências. Companhias aéreas, com suas salas VIPs e serviços diferenciados, são um bom exemplo de pioneirismo no “perkonomics”.

CONVENIÊNCIA
Tempo! Qualquer coisa que for feita para otimizar o tempo é valorizada pelo consumidor. Alguns inclusive arriscam dizer que sentem mais falta de tempo do que dinheiro. Algumas empresas atentas a isso, como salões de beleza e academias, já funcionam 24h por dia.

EMPATIA
Compreensão e uma dose extra de gentileza são muito apreciadas pelos consumidores.

Oferecer mais conveniência e benefícios ao consumidor proporciona uma série de vantagens às marcas, como por exemplo, tornar-se uma “lovemark” e ser “exclusiva” na mente do consumidor, levando-o à lealdade. Além disso, provoca o boca-a-boca, as pessoas falarão bem da sua marca e indicarão para outros consumidores. Sem contar que podem melhorar as percepções e associações em relação à marca e torná-la mais desejável.

No Brasil, já temos alguns exemplos, como Seguradoras que oferecem serviço de indicação de profissionais para manutenção doméstica - pura conveniência. A VISA, que em parcerias com casas de espetáculos, oferece preços e condições especiais, assentos privilegiados exclusivos para os clientes da administradora – é claro!

Em suma, “perkonomics” não tem a intenção de mudar a natureza do negócio, mas simplesmente surpreender o consumidor até mesmo com pequenas idéias, fáceis de serem implementadas e de baixo custo.

Seja o primeiro a oferecer algo diferente ao seu consumidor e se surpreenda com os resultados.

Um comentário:

Anônimo disse...

Você tem fome de que?
Participe da paralização sobre a Pobreza Munidal.
http://eptv.globo.com/blog/geracaoy

Beijos