domingo, 8 de março de 2009

De padeiro à marketeiro de mão cheia


É incrível como o marketing está em tudo, não é mesmo? Tiro o chapéu para aqueles que conseguem tirar um bom proveito disso.

O exemplo que dou hoje é do "padeiro" Olivier Anquier. Natural da França, foi modelo internacional e, em férias no Brasil, resolveu ficar, está aqui há 30 anos e se naturalizou brasileiro. Já teve restaurantes, possui padarias em São Paulo e fornece pães para a rede Pão de Açucar. Um empresário de sucesso. Até aí, nenhuma novidade.

Além disso, ele encontra oportunidades de negócios em várias outras frentes. Comercializa produtos com marca própria como pães, cafés e geléias. Em 2008 estreou uma "aula-show" de culinária no teatro. Tive a oportunidade de assistí-la e, em mais de duas horas de espetáculo, Olivier vende o seu peixe e ainda ensina alguns truques culinários.

Logo de cara, no saguão, o livro "Diário do Olivier" à venda . Ao entrar no teatro, recebemos um mini-pão da marca Anquier para degustação. No início da apresentação, em total interação com a platéia, ele distribui rosas em homenagem ao Dia da Mulher e convida duas pessoas para ajudá-lo na confecção do jantar. O cardápio escolhido foi um jantar completo com queijo brie empanado e salada verde, peixe com ratatouille e petit-gateau. A cada ingrediente, ele reforçava que tudo poderia ser encontrado na Mercearia São Bento, patrocinadora do evento. O avental, louças e facas utilizadas também levam a sua marca.

Duas horas e meia depois, com muita simpatia ele encerra a aula-show e acompanha seus "convidados" até a saída, colocando-se à disposição para fotos e autógrafos no saguão do teatro.

Um padeiro-cozinheiro-marketeiro de mão cheia!

.

Nenhum comentário: