quinta-feira, 25 de setembro de 2008

A Cultura Regional e o Marketing

Que o Brasil é formado por vários "Brasis" a gente já sabe. Quem nunca se deparou com verdadeiros "dialetos" em determinadas regiões, que às vezes nos faz pensar se ainda vivemos no mesmo país?

A regionalização é muito forte por aqui. Além da língua, observamos certos costumes e tradições muito característicos de cada região. Isso se explica pela intensa miscigenação de povos de origem indígena, portuguesa e sul-africana.

Como sugestão do Luis Felipe Wolf, resolvi abordar o tema usando o Festival de Parintins, no Amazonas, como exemplo. O festival é reconhecido como o segundo maior evento folclórico do país (atrás apenas do Carnaval), e consiste em uma "disputa folclórica" entre as Associações "Garantido" (Vermelho) e "Caprichoso" (Azul), como o objetivo de valorizar o Boi-Bumbá. São 3 noites de festa com apresentações numa arena a qual eles chamam de bumbódromo. :-)

A rivalidade é tão intensa entre as duas associações e a questão das cores tão respeitada, que se chega ao ponto da equipe azul não consumir produtos cuja marca seja vermelha por exemplo. E o inverso também é verdadeiro.

Vejam as fotos abaixo do festival e observem no detalhe a marca do Bradesco (reconhecidamente vermelha), mas na torcida do Caprichoso se apresenta em azul. Interessante não?!










Mas tão ou mais curioso que isso é ver uma marca mundial, como Coca-Cola, patrocinadora do evento há alguns anos, tendo que se adaptar a essa sub-cultura e desenvolver embalagens e ações de comunicação específicas para o festival.


Vejam as imagens (conseguidas na internet) abaixo:







Observem na foto acima que a marca da Kaiser também teve a sua cor alterada.










Nas minhas pesquisas sobre o assunto, vi que o Festival de Parintins não foi a primeira adaptação que a marca Coca-Cola sofreu. Ela também foi alterada quando patrocinou o time de futebol Grêmio-RS. Lá, a cor do time também é azul. Mas outra forte razão para a mudança foi o fato que o "arqui-rival" do Grêmio, o Internacional, tem como cor predominante o vermelho.


E vocês, conhecem alguma marca que teve que fazer alguma adaptação devido à uma questão cultural? Tem fotos? Então me mande, que eu publico aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ola vivi!

Muito interessante a adaptação, a embalagem é muito bonita! Pena que só seja vendida por la!

Alem de se adaptar a cultura, o que aumenta as vendas, é uma otima estrategia para se impedir o consumo da concorrencia! (yeah, pepso azul!)

Só uma coisa, Luiz é com Z! haha

Abraço!

Lambert de Sousa disse...

estou fazendo um trabalho justamente sobre marketing regional. me baseando no seu exemplo. obrigado

lambert