quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Coca-Cola vai investir R$ 1,75 bilhão no Brasil em 2009

Notícia publicada no Portal Exame em 12.02:

Coca-Cola vai investir R$ 1,75 bilhão no Brasil em 2009
Apesar da crise global, empresa mantém crescimento contínuo e aumenta seu investimento neste ano


O presidente da Coca-Cola Brasil, Xiemar Zarazúa, anunciou nesta quinta-feira (12/02) que a empresa vai investir 1,75 bilhão de reais no país em 2009. O valor é 16,6% superior ao investido no ano passado, equivalente a 1,5 bilhão de reais. A Coca-Cola manteve o seu ciclo de crescimento iniciado em 2004 e fechou 2008 com um aumento de 7% nas vendas, alcançando um total de 9 bilhões de litros de bebidas não-alcoólicas e um faturamento de 15 bilhões de reais.
Os resultados positivos da empresa são fruto de investimentos em marketing, lançamentos de produtos e embalagens, como o i9, hidrotônico nos sabores tangerina e limão, e a Coca-Cola Zero, que se consolidou como o maior refrigerante sem açucar do Brasil.
Apesar da crise global, Xiemar Zarazúa está otimista. "Entendemos que 2009 tenderá a ser um ano mais desafiador em função da crise, mas optamos por aumentar nossos investimentos e continuar fortalecendo a operação no país, em linha com nossa visão de longo prazo. Revisamos nossos orçamentos para direcionar o máximo de recursos para investirmos no mercado, pois acreditamos que assim, estaremos preparados para o futuro e para a retomada de crescimento que certamente virá depois do período de crise", explica.



Isso vai ao encontro do que eu venho postado aqui no blog. Muitas empresas acreditam que, em momentos de crise, o investimento em marketing e comunicação deve ser reduzido (quando não, cortado!). Acredito que esse é o momento que realmente não se deve parar de investir, para que a marca continue presente e sendo lembrada. Afinal, a crise não é para sempre!

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4 comentários:

vidante disse...

Concordo plenamente, afinal, parar de investir em propaganda para economizar dinheiro, é o mesmo que para o relógio para economizar o tempo.
victor dante

Anônimo disse...

Opa! Análise SWOT. A associação foi inevitável... Opportunities X Threats. Uma questão de ponto de vista... De olhar além.

Anônimo disse...

Pra quem só acredita vendo:
"Em um estudo realizado em 2002, a consultoria McKinsey analisou a atuação de 1 000 empresas durante o período entre 1982 e 1999, que compreendeu três grandes crises - o segundo choque do petróleo com a revolução dos aiatolás no Irã, uma recessão americana no final da década de 80 e as crises da Ásia e da Rússia no final dos anos 90. A constatação foi que apenas as empresas que mantiveram ou aumentaram os investimentos em marketing nos anos difíceis tiveram aumento nos lucros na posterior fase de retomada econômica."

Unknown disse...

Pois é.
Se todos os empresários, administradores, executivos... pensassem assim.

Tenho feito a minha parte: investido e vendido... como louco.

Façam o mesmo. Todos que acreditam nos argumentos apresentados pelo artigo que acabaram de ler.
E vamos aprender com a Coca Cola. E n só admirar; mas aprender. E aprender que n se trata de investimento por parte de quem TEM MUITO. Proporcionalmente, temos que investir TODOS; e n deixar a petaca cair; ou o investimento baixar; ou o emprego sumir...
Temos é que trabalhar MAIS, E MAIS E MAIS.