segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Anúncios em sites de compras coletivas: lucro ou prejuízo?

Que esses sites de compras coletivas são tentadores, não há dúvidas. Confesso que estou sempre de olho nas melhores promoções e aproveito muitas delas, principalmente de restaurantes e bares.

Pensando como consumidora, só vejo vantagens. Preço baixo, conveniência, oportunidade de ir a lugares que eu já conheço pagando pouco e, o que é melhor, conhecer lugares nunca antes visitados.

Para o dono do estabelecimento também é vantajoso, afinal, através da quantidade de vouchers vendidos, ele propicia que centenas de pessoas conheçam o seu negócio. Os resultados são imediatos e mensuráveis. A visibilidade da marca é enorme. Na cabeça dele, é “barato” anunciar, o desembolso é zero, ele “só” abre mão de sua margem de lucro, e ainda recebe $$$ do consumidor. As várias “aspas” têm um motivo, pois abrir mão da margem de lucro não é pouco não. É claro que a intenção é que o consumidor gaste mais durante a visita além do produto comprado através do site, mas temos que considerar que nem sempre isso acontece.

Mas, de qualquer forma, voucher vendido é cliente dentro da casa, maravilha!!! Será??? O meu objetivo aqui é fazer com que o anunciante pense se realmente o site de compras coletivas fará diferença em seu negócio, se ele aguenta o aumento repentino da demanda e se consegue atendê-la com eficácia e eficiência.

O princípio do Marketing é ‘Entender’ e ‘Atender’, certo? De nada adianta vender dezenas, centenas, milhares de vouchers e não entender/atender bem o cliente. Vender milhares de vouchers e fazer com que o cliente tenha que fazer reserva para um jantar com 2 meses de antecedência é ‘anti-marketing’. Serviço lento, cerveja quente, comida fria, mau-atendimento também é ‘anti-marketing’. Eu mesma já tive a experiência de comprar promoções de lugares que eu já freqüentava e me frustrar com o produto oferecido, de qualidade inferior comparado ao produto ‘regular’, fora da promoção. Não é ridículo o restaurante diminuir a qualidade devido a quantidade vendida??? É a oportunidade que ele tem de conquistar os novos clientes e manter os já existentes. Essa experiência com a marca tem que ser única, o cliente tem que ir embora com vontade de voltar, tem que indicar aos amigos.

O que quero dizer com tudo isso? Que sou contra fazer promoções em sites de compras coletivas??? NÃO, MUITO PELO CONTRÁRIO. O que quero dizer é que, antes de fazer o anúncio, faça a lição de casa, esteja preparado para atender bem o cliente, ouça o que ele espera de você, treine a sua equipe. Se for o caso, limite o número de vouchers a ser vendido se isso trouxer a garantia de melhor atendimento aos seus clientes. Pois, sem isso, se vender 500 vouchers em menos de 24h, conseguirá com maior facilidade ainda que essas 500 pessoas saiam do seu restaurante falando mal de você. Não há promoção que segure um produto/serviço ruim. Antigamente, quando um consumidor não gostava de algum produto ou serviço, dizia isso para 30 pessoas, em média. Hoje ele faz um post no twitter ou em qualquer outra rede social e expõe negativamente a sua marca para milhares de pessoas, em questão de poucas horas. E isso, definitivamente, não traz lucro para ninguém!

0

10 comentários:

André Gibin disse...

Oi Vivi! muito legal o post, a pouco tempo comentei sobre isso em meu blog (que está desatualizado). Quando puder de uma olhada.

http://www.consultoriawebmarketing.com.br/sites-de-compra-coletiva-vale-a-pena/

realmente está cheio de gente vendendo que nem água através de sites de compra coletiva, porém na hora de atender é um horror!

Mariane Costa disse...

Show o post, Vivi! Digo mais, esse lance de compra coletiva virou tão modinha que todos querem entrar, mesmo não tendo condições para sustentar essa ausência de lucro. Tenho um cliente que está feliz da vida; adorou a experiência. Eu acho que foi uma grande furada, mas né, cliente tem sempre a razão. Pensa, ele trabalhará, no mínimo, 6 meses de graça com a esperança de vender outros produtos a esses novos clientes. Difícil pelo serviço que presta, mas né... a esperança é a última que morre! Complicado. Enfim, acredito que as pessoas deviam procurar profissionais da área para se informar mais sobre as condições de uma campanha como essa e analisar, SWOT mesmo, se vale a pena ou não se jogar na moda! É isso aê... beijos Mari

@ju_harada disse...

Ótimo artigo vivi!
Realmente, antes de anunciar nos sites de compras coletivas as empresas devem pensar muito bem, pois é algo que exige muito planejamento!
Além desse “problema” ocorrente em relação à qualidade do produto/serviço ser inferior ao oferecido regularmente, temos que levar em consideração também que para anunciar nesses sites é necessário oferecer um desconto de 50% a 90% no produto/serviço. Além desse desconto cerca de 50% do lucro obtido com as vendas permanece com o site anunciante. Dependendo do tipo de negócio, não vale à pena investir nisso! :)

Ana Renata Galvão Gonçalves disse...

Vivi, muito legal seu post. Adorei! Falou TUDO!!! Beijo

Fernando Barbosa disse...

Boa tarde Vivi. Ótima colocação sobre o assunto, e realmente faz todo sentido. O comerciante se dispõe a perder sua margem em troca de exposição da marca. Penso que o ponto chave é planejar o que é mais vantajoso, e como deverá ser feito. Pois como você disse, não vale a pena perder margem, e ainda perder clientes. Acredito que os sites de compra coletiva são ótimas ferramentas, mas como todas as outras, devem ser utilizadas com cautela e sabedoria. Concorda?

Obrigado, e até quinta à noite.

Evelise disse...

Oi, Vivi.

Muito bem colocadas suas considerações! Como consumidora e como uma frágil entendedora do funcionamento das leis de Marketing na prática, tive também percepções parecidas.

Vejo que voucher vendido é "alguém" dentro de casa uma vez. Para torná-lo cliente, tem de ter a "experiência" e a pessoa tem de fazer parte do público-alvo do estabelecimento. Por exemplo, um menu-degustação sendo vendido de R$ 75,00 por R$ 20,00. Toda a turma adepta do fast food (valor médio do ticket similar) compra os vouchers mas, quem terá a possibilidade de se tornar um cliente que pague o valor do cardápio em (várias) outras visitas? Vejo que aí está um dos calcanhares-de-Aquiles das vendas coletivas, principalmente para os estabelecimentos/serviços de mais alto custo.

Abraços,
Evelise.

Unknown disse...

Vivi, adorei seu artigo! muito bem escrito e com ótimas colocações! e além de tudo isso, é preciso fazer uma continhas... pagando 50% para o site da compra coletiva... fico aqui pensando se a margem é somente pequena ou simplesmente inexiste....beijo, Manu

Isa disse...

Ví, muito legal seu post, adorei! falou tudo, concordo plenamente.
Bjs

Anônimo disse...

Oi Vivi, falou e disse!!! Acredito que para divulgar o nome da empresa seja legal anunciar nestes sites, porém esse negócio de ter que agendar com semanas de antecedência para comer uma pizza!!! Vamos combinar né, é uma situação que não cabe....
Abraço

Hildo Antônio disse...

Parabéns pelo post, muito direto e concordo plenamente. Agora me diz uma coisa, na sua opinião um site de compra coletiva não poderia ser dividido os lucros com o dono da empresa e o site de compra coletiva, assim não é mais justo?