quarta-feira, 30 de julho de 2008

Marketing de Experiência em Campos do Jordão

Em Campos do Jordão é impossível não observar a quantidade de estímulos de marketing que saltam aos olhos onde quer que estejamos. Especialmente no que diz respeito ao "Marketing de Experiências":
O Marketing de Experiências é caracterizado por permitir que o cliente não apenas conheça os benefícios de um produto de forma racional, mas também sinta, veja, ouça e interaja com este produto e com sua marca. É a oportunidade que se tem de impressionar (positivamente, é claro!) e agregar valor. Se a experiência for boa o cliente volta.
E falando em Marketing de Experiência, não podemos deixar de comentar o que acontece em Campos do Jordão nesse inverno. Grandes marcas estão presentes, proporcionando aos clientes novas experiências e momentos agradáveis. Veja alguns exemplos:





A Honda montou dois estandes, o "Casa Honda" para apresentar seus modelos de veículos, todos disponíveis para test-drive, com destaque para o CR-V e o Honda Accord. E o "Honda Experience", que apresentou o novo quadriciclo da marca. Os visitantes puderam testar o TRX 420 Fourtrax em uma superfície com obstáculos e irregularidades.


No Espaço Cultural Veja São Paulo, os visitantes tiveram uma agenda completa com filmes de sucesso, shows musicais, teatro infantil, oficinas de arte, dentre outros entretenimentos culturais. Vale lembrar que todas as atrações eram patrocinadas por grandes marcas, como GM, Santander, J&J, Unilever, Häagen Dazs entre outras. Todas com o objetivo de proporcionar boas experiências dos consumidores com suas marcas.



Já no bem sucedido shopping Market Plaza, uma grande variedade de empresas procuraram inovar com suas ações:



A Kia promoveu a Sportage com opção de test-drives e condições comerciais especiais.




A Nestlé também contou com vários ambientes, entre eles o de nutrição infantil, com brinquedoteca e experimentação dos produtos para as crianças. E a bomboniere com espaço-café.



O Espaço Gourmet Bosch, além de ter os seus produtos top de linha em exposição, ofereceu aulas de culinária com chefs renomados.

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá Vivi, parabéns pelo blog, gostei. Quanto à postagem, o difícil é saber como utilizar o marketing de experiência para empresas de pequeno porte, que não possuem recursos disponíveis para esse empreendimento. Mas esse é o nosso desafio. Um abraço. Andréa

Renato Jannuzzi Cecchettini disse...

Legal Vivi! Gostei do Blog.

DacApp disse...

Hey Viviane!

O blog está show,
O artigo é interessante! Você só esqueceu de mencionar que o público que fazia test-drive ganhava uma caneca exclusiva! rsrsrs. A minha está aqui!

Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Vivi! Adorei o blog!!!
E quanto ao tema, acredito q o marketig de experiência seja um dos caminhos mais felizes para as empresas, que em meio a tanta concorrência conseguem se destacar e influenciar fortemente a decisão de compra.

Anônimo disse...

Olá, Vivi.
Adorei sua iniciativa! Certamente os exemplos que você tem a oferecer e as informações a compartilhar serão importantíssimos na melhor compreensão das maravilhosas e audaciosas teorias. Sucesso para o seu blog!
Beijos,
Eve.

Eurico Conceição Palazzo disse...

Estive lá e também fiquei impressionado. Especialmente pelo trabalho desenvolvido pelas marcas de cigarro.
Coincidentemente ou não, localizadas lado a lado, e em frente, bares conceituais da Lucky Strike, Marlboro e Carlton concorriam, não por vendas de cigarros, mas por público.
Ah, para vender cigarro para eles? NÃO!!
Esses bares conceituais, coincidentemente projetados em nuances de vermelho não vendem, não incitam o fumo. Jamais. Operam no universo subliminar da mensagem... no universo, pq. não, da experiência. O envolvimento com a marca se torna tão agradável - e por vezes tão extasiante como guiar uma ferrari (experiência muito próxima era oferecida no espaco conceitual da Marlboro) - que o cigarro em si pouco importa. Mas importa, e muito. E é aí que as boas empresas ganham novos adeptos e fidelizam os já usuários de suas marcas.
Estes, frequentam o espaço que tem a SUA cara. Os outros, que não fumam, ironicamente também.
Todos atraídos por algo além da marca... por algo intangível, por algo simplesmente sentido, ainda que marerializado num belo sofá confortável e numa música agradável tocada num ambiente bem iluminado e cheio de gente bonita.

Então, estamos falando de Lucky Strike, Marlboro ou Carlton...?

Qual das experiências é a sua experiência?