sábado, 9 de agosto de 2008

Marketing nas Olimpíadas de Pequim


As Olimpíadas começaram e, com ela, uma avalanche de ações de marketing e comunicação. Além dos patrocinadores oficiais, como McDonald´s, GE, Samsung e Visa, outras marcas como Olympikus e Claro fazem o seu melhor para aumentar a lembrança na mente do consumidor, agregar valores como união e internacionalidade, ganhar visibilidade e, é claro, aumentar as vendas e o market share.

A Samsung por exemplo criou, através do patrocínio de atletas das mais variadas modalidades, o Time Medalha Azul. A marca está presente nos uniformes e a imagem dos atletas também é utilizada em suas ações. Segundo o diretor de marketing da empresa, "patrocinar o esporte brasileiro é uma ferramenta para mostrar que a empresa está no Brasil para investir e não passar a imagem de uma marca que só traz campanhas de fora”. O marketing da Samsung é dividido principalmente entre esportes e ações no ponto-de-venda. Com foco na prática esportiva principalmente nos últimos anos, a Samsung resolveu investir na Samsung Experience. Diferente de um local para vendas, o espaço foi desenvolvido para transmitir experiência ao consumidor em São Paulo.

Em outra direção, a GE investiu seus recursos em iluminação, transporte de atletas e infra-estrutura, com o objetivo de ser reconhecida como uma companhia fornecedoras de infra-estrutura e tecnologia, segundo João Geraldo Ferreira, CMO (Chef Marketing Office) da GE para América Latina.

O McDonalds já é conhecido como um dos principais patrocinadores dos eventos de esportes no mundo. Com o tema Pequim, a empresa já oferece experiências no PDV e em seus produtos, como o molho chinês oferecido nos hambúrgueres da empresa. O principal objetivo do McDonalds é oferecer conexão entre os valores da marca e os ideais olímpicos e, conseqüentemente, estimular um estilo de vida ativa. Além da inclusão de um novo produto no cardápio, a empresa premiou três brasileiros para assistirem aos Jogos Olímpicos em Pequim. A Visa também premiou 15 clientes com acompanhantes para acompanhar os jogos por 5 dias, a partir de uma promoção vinculada ao volume de compras.

A Olimpykus apostou na campanha Conspiração Pequim que, entre as ações, oferece comunicação pela TV, Internet e PDV, com o objetivo de gerar entretenimento com o consumidor. Interessante observar que a campanha foi lançada com um mês de antecedência no YouTube através de uma ação viral. Além de diferentes meios de comunicação, a Olympikus aposta na forte utilização da Comunicação Integrada de Marketing: website com entretenimento para o consumidor final, ação no PDV com materiais nas lojas, além do B2B através de uma convenção com clientes e representantes”, explica Marcio Callage, gerente de divisão de Marketing da Olympikus.

A Claro também acredita que a Olimpíada é uma ótima oportunidade para gerar maior visibilidade à marca. Lançou um site WAP sobre as Olimpíadas de Pequim. No espaço, os clientes da marca poderão assinar boletins de notícias e medalhas por SMS. Além disso, a operadora disponibilizou conteúdo temático para celular, como músicas, imagens e jogos. A operadora inclui ainda vídeos com informações e notícias sobre o evento no Portal de Vídeo 3G.

Fontes: Mundo do Marketing / Uol / Visa

Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom, obrigada.