sexta-feira, 21 de novembro de 2008

ExpoManagement – Palestra Stephen Covey

Estive no último dia 11 no ExpoManagement, um dos maiores eventos de negócios do Brasil, promovido pela HSM, onde tive a oportunidade de assistir a palestra de Stephen Covey, autor de inúmeros livros sobre Liderança, entre eles, “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” e “O Oitavo Hábito”.
Em auditório lotado, Covey ressaltou a importância da Cultura Corporativa na obtenção de melhores resultados. Uma vez que estamos na Era do Conhecimento, o talento individual, a autoridade moral e a motivação (a voz interior) devem ser valorizados e estimulados pelas empresas.
Ele finalizou sua apresentação dizendo que “Vemos o mundo como somos e não como ele é” e “A percepção precede o comportamento, que precede os resultados”. Para refletir!





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Abertura da Novela 7 Pecados X Website Ikea - Qualquer semelhança é mera coincidência? Parte III

Dessa vez a dica foi do Rafael Manso, sobre a semelhança, não de dois comerciais publicitários, mas da abertura da novela "7 Pecados" da rede Globo, com a home do website da Ikea. Para quem não conhece a Ikea é uma rede de loja de móves Suéca, presente em mais de 35 países, com um posicionamento bem semelhante ao da TokStok aqui do Brasil.
A curiosidade é que o site foi lançado em 2005 e a novela exibida em 2007.
Veja abaixo o vídeo da abertura e, logo após, acesse o site da Ikea. É realmente muito parecido. O que acham?


Website Ikea da Suécia - http://demo.fb.se/e/ikea/dreamkitchen/site/default.html

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terça-feira, 18 de novembro de 2008

Batata Smith Chips X Ford Focus - Qualquer semelhança é mera coincidência? Parte II

Após o meu post sobre a semelhança na criação da Brahma e Carlton Draft, recebi vários comentários, e entre eles o comentário do leitor Marcelo Borges sobre outros dois comerciais muito parecidos. O primeiro é da batata Smitch Chips, veiculado na Austrália em 2007 e, o segundo, do Ford Focus, que começou a ser veiculado esse mês no Brasil. Observem as semelhanças (a começar pela trilha idêntica), tirem suas próprias conclusões e comentem. :-)




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segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Visita à Ogilvy

A correria está grande, final de semestre e muitos trabalhos e provas para corrigir, além das consultorias. Isso explica minha ausência nas últimas semanas. Mas tenho vários posts em mente. A começar, contando da visita que fiz à Ogilvy no início desse mês, 7ª maior agência de propaganda do Brasil e uma das maiores do mundo. Acompanhei um grupo de alunos da ESAMC Sorocaba, com o objetivo de mostrar a eles como funciona uma grande agência. Fomos muito bem recebidos pelo Sr. Luiz Cama, VP Corporativo e pelo “Gringo” (Rafael, da Criação). Os alunos ficaram impressionados com a estrutura de atendimento e com as marcas atendidas, como Ades, Helmann´s, Burguer King, Coca-Cola, Lacta, Claro entre outros. Vejam as fotos.





segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Promoção Lenovo

A Lenovo, fabricante de computadores, acaba de lançar a promoção "Desafio ThinkPad X301", onde o usuário se cadastra, participa de um jogo online e concorre a vários prêmios, entre eles 1 Notebook, 1 desktop, 1 monitor de LCD e miniaturas de carros de Fórmula 1 da Williams.
A promoção vai até dia 20 de Novembro e o critério de premiação será a pontuação no jogo.
Interessante observar que a divulgação da promoção está sendo feita através de e-mails aos cadastrados no site da empresa e também através de ação viral, pois o participante pode indicar amigos para a ação promocional.
Mais um exemplo de informação + interatividade + entretenimento, o tripé da comunicação para se diferenciar e impactar o consumidor de forma inusitada.

Para participar da promoção, clique no link abaixo.

http://www.x301challenge.com/?re=home_A_br

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segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Portal Publicidade - 35 Anos!

Para mostrar sua trajetória de sucesso, a Portal Publicidade abre, pela primeira vez, seus arquivos para que a comunidade possa saber tudo o que já foi feito pela agência. Entre os dias 21 e 25 de Outubro, o Espaço Iguatemi, no Shopping Iguatemi Campinas, recebe uma mostra inédita sobre os 35 anos da Portal. São mais de 40 painéis com peças publicitárias, depoimentos e cases desenvolvidos ao longo de sua história.
No coquetel de abertura da exposição foi lançado um livro, onde 35 atuais e ex-funcionários deram seus depoimentos contando suas experiências, que muitas vezes se fundem com a trajetória da própria agência. Posso dizer que tenho muito orgulho de ter feito parte dessa história nos 9 anos em que trabalhei lá.
Como parte da comemoração, a agência reeditará o Prêmio Portal Novos Talentos, que premia os melhores trabalhos de alunos de Publicidade e Propaganda, das principais faculdades de Campinas.
Parabéns Portal, e que venha os próximos 35 anos!

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

O QUE É “PERKONOMICS”?

“Perkonomics” (numa tradução livre, “a economia do benefício”) é uma sub-tendência de acrescentar mais benefícios e privilégios aos benefícios “regulares” oferecidos pelas marcas. É satisfazer os consumidores além de seus desejos, oferecendo mais status e/ou conveniência. Para as empresas, é a saída para escapar da “comoditização” e mostrar empatia, em mercados tão competitivos como o que vivemos.

As palavras-chave dessa tendência são: STATUS, CONVENIÊNCIA e EMPATIA:

STATUS
Acesso exclusivo a privilégios e experiências. Companhias aéreas, com suas salas VIPs e serviços diferenciados, são um bom exemplo de pioneirismo no “perkonomics”.

CONVENIÊNCIA
Tempo! Qualquer coisa que for feita para otimizar o tempo é valorizada pelo consumidor. Alguns inclusive arriscam dizer que sentem mais falta de tempo do que dinheiro. Algumas empresas atentas a isso, como salões de beleza e academias, já funcionam 24h por dia.

EMPATIA
Compreensão e uma dose extra de gentileza são muito apreciadas pelos consumidores.

Oferecer mais conveniência e benefícios ao consumidor proporciona uma série de vantagens às marcas, como por exemplo, tornar-se uma “lovemark” e ser “exclusiva” na mente do consumidor, levando-o à lealdade. Além disso, provoca o boca-a-boca, as pessoas falarão bem da sua marca e indicarão para outros consumidores. Sem contar que podem melhorar as percepções e associações em relação à marca e torná-la mais desejável.

No Brasil, já temos alguns exemplos, como Seguradoras que oferecem serviço de indicação de profissionais para manutenção doméstica - pura conveniência. A VISA, que em parcerias com casas de espetáculos, oferece preços e condições especiais, assentos privilegiados exclusivos para os clientes da administradora – é claro!

Em suma, “perkonomics” não tem a intenção de mudar a natureza do negócio, mas simplesmente surpreender o consumidor até mesmo com pequenas idéias, fáceis de serem implementadas e de baixo custo.

Seja o primeiro a oferecer algo diferente ao seu consumidor e se surpreenda com os resultados.