sábado, 3 de janeiro de 2009

Que venha 2009!

Mais um ano chegou, e com ele inúmeras previsões econômicas, políticas, comportamentais etc. Concentrando-se um pouco nas tendências de consumo, tenho lido (e constatado) que o consumidor está dando mais valor ao seu rico dinheirinho e sendo altamente seletivo em suas escolhas. A essa tendência tem-se dado o nome de "Neofrugalismo", ou seja, consumo moderado e consciente.

As pessoas têm valorizado ficar mais dentro de casa, como forma de economia, porém investindo em conforto e entretenimento. Como já disse Faith Popcorn em uma de suas 16 tendências, a do Encasulamento, a qual afirma que a segurança e o conforto do lar é o que importa. Com isso, nunca se vendeu tantas TVs de LCD e Plasma, nem computadores pessoais que se tornam centrais de entretenimento, casas em condomínios fechados e até mesmo sistemas de segurança residenciais.

Enfim, dentro do Neofrugalismo (ou não), espero que 2009 seja um ano de consumo consciente, muita saúde, paz e sucesso para todos. Minha resolução de ano novo é curtir os pequenos prazeres da vida, como curtir minha família, jogar conversa fora, fazer refeições com calma, realizar trabalhos sociais, exercitar o corpo e a mente, ficar mais em casa, viajar sem compromisso, ouvir uma boa música e tomar um bom vinho. Quero também trabalhar bastante, mas menos que no ano passado e sabendo delegar. Quero ter sucesso, mas também acompanhar o crescimento da minha filha. Quero ter dinheiro, mas apenas o suficiente para curtir esses pequenos prazeres da vida.

Será que dá tempo?

Que venha 2009!

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quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

HSBC - O Marketing Social que virou ponto turístico em Curitiba

Então é Natal...

Pela primeira vez tive a oportunidade de estar em Curitiba na época do Natal e conferir a imponência e a beleza do famoso Palácio Avenida.

Tudo começou em 1991, quando o departamento de Marketing do extinto Banco Bamerindus idealizou o coral de Natal com crianças carentes. Anos se passaram, e mesmo após o HSBC assumir o banco e as instalações, as comemorações de Natal continuam e se tornaram atração turística na capital paranaense. Hoje, 160 crianças de diferentes lares fazem parte do coral e cerca de 400 pessoas participam no backstage. Acredita-se que mais de 2 milhões de pessoas já viram o espetáculo.

Está aí um exemplo de como uma "simples" (se é que podemos chamar assim) ação de marketing pode trazer experiências e benefícios à uma comunidade e a quem a visita.


Foto: Viviane G. P. Madureira

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

ExpoManagement – Palestra Stephen Covey

Estive no último dia 11 no ExpoManagement, um dos maiores eventos de negócios do Brasil, promovido pela HSM, onde tive a oportunidade de assistir a palestra de Stephen Covey, autor de inúmeros livros sobre Liderança, entre eles, “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” e “O Oitavo Hábito”.
Em auditório lotado, Covey ressaltou a importância da Cultura Corporativa na obtenção de melhores resultados. Uma vez que estamos na Era do Conhecimento, o talento individual, a autoridade moral e a motivação (a voz interior) devem ser valorizados e estimulados pelas empresas.
Ele finalizou sua apresentação dizendo que “Vemos o mundo como somos e não como ele é” e “A percepção precede o comportamento, que precede os resultados”. Para refletir!





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Abertura da Novela 7 Pecados X Website Ikea - Qualquer semelhança é mera coincidência? Parte III

Dessa vez a dica foi do Rafael Manso, sobre a semelhança, não de dois comerciais publicitários, mas da abertura da novela "7 Pecados" da rede Globo, com a home do website da Ikea. Para quem não conhece a Ikea é uma rede de loja de móves Suéca, presente em mais de 35 países, com um posicionamento bem semelhante ao da TokStok aqui do Brasil.
A curiosidade é que o site foi lançado em 2005 e a novela exibida em 2007.
Veja abaixo o vídeo da abertura e, logo após, acesse o site da Ikea. É realmente muito parecido. O que acham?


Website Ikea da Suécia - http://demo.fb.se/e/ikea/dreamkitchen/site/default.html

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terça-feira, 18 de novembro de 2008

Batata Smith Chips X Ford Focus - Qualquer semelhança é mera coincidência? Parte II

Após o meu post sobre a semelhança na criação da Brahma e Carlton Draft, recebi vários comentários, e entre eles o comentário do leitor Marcelo Borges sobre outros dois comerciais muito parecidos. O primeiro é da batata Smitch Chips, veiculado na Austrália em 2007 e, o segundo, do Ford Focus, que começou a ser veiculado esse mês no Brasil. Observem as semelhanças (a começar pela trilha idêntica), tirem suas próprias conclusões e comentem. :-)




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segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Visita à Ogilvy

A correria está grande, final de semestre e muitos trabalhos e provas para corrigir, além das consultorias. Isso explica minha ausência nas últimas semanas. Mas tenho vários posts em mente. A começar, contando da visita que fiz à Ogilvy no início desse mês, 7ª maior agência de propaganda do Brasil e uma das maiores do mundo. Acompanhei um grupo de alunos da ESAMC Sorocaba, com o objetivo de mostrar a eles como funciona uma grande agência. Fomos muito bem recebidos pelo Sr. Luiz Cama, VP Corporativo e pelo “Gringo” (Rafael, da Criação). Os alunos ficaram impressionados com a estrutura de atendimento e com as marcas atendidas, como Ades, Helmann´s, Burguer King, Coca-Cola, Lacta, Claro entre outros. Vejam as fotos.





segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Promoção Lenovo

A Lenovo, fabricante de computadores, acaba de lançar a promoção "Desafio ThinkPad X301", onde o usuário se cadastra, participa de um jogo online e concorre a vários prêmios, entre eles 1 Notebook, 1 desktop, 1 monitor de LCD e miniaturas de carros de Fórmula 1 da Williams.
A promoção vai até dia 20 de Novembro e o critério de premiação será a pontuação no jogo.
Interessante observar que a divulgação da promoção está sendo feita através de e-mails aos cadastrados no site da empresa e também através de ação viral, pois o participante pode indicar amigos para a ação promocional.
Mais um exemplo de informação + interatividade + entretenimento, o tripé da comunicação para se diferenciar e impactar o consumidor de forma inusitada.

Para participar da promoção, clique no link abaixo.

http://www.x301challenge.com/?re=home_A_br

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