sexta-feira, 4 de junho de 2010

Las Vegas - Onde tudo é Marketing - M&M Store

Na sequência de post de lojas legais, acho interessante falar da M&M Store. Uma loja muitíssimo simpática, onde logo na entrada somos recepcionados pelo personagem da marca.


Aqui encontra-se também uma infinidade de produtos, de canecas à roupas, com a marca M&M.

No segundo piso, encontram-se esses "tubos" de auto-serviço. Você pega a embalagem e coloca o quanto de M&M quiser, com infinitas possibilidades de cores. No final é só pesar e pagar. Uma diversão!

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domingo, 16 de maio de 2010

Las Vegas - Onde tudo é Marketing - Las Vegas Strip

Mais conhecida como "Strip", é na Las Vegas Boulevard, a rua mais famosa e fotografada da cidade, onde tudo acontece. Os melhores hotéis, restaurantes, shows e shoppings centers com lojas de grife ficam aqui.

Com 6,7km de extensão, a Strip é uma grande avenida onde circulam milhares de turistas diariamente. É engraçado, pois tudo parece logo ali. Por ser tudo muito grande, a noção de distância muda completamente. Parece que está perto, mas lá se vão muitos minutos de caminhada até chegar ao local desejado. Sapatos confortáveis são indispensáveis.

Tudo foi construído para puro entretenimento. Não há outra razão em ir pra Las Vegas do que para se divertir. Quem gosta de jogar, há cassinos para todos os gostos e bolsos, uma em cada hotel. Aos consumidores de plantão, lojas do mais alto luxo. Para os que apreciam a boa culinária, há excelentes restaurantes. O destaque são os buffets que, na minha opinião, não são os que oferecem as melhores opções em termos de sabor mas, sem dúvida nenhuma, uma boa relação custo-benefício. Na rede Harra´s, por exemplo, buffet por U$ 29,00 por pessoa, você pode comer o quanto quiser (e conseguir) em qualquer restaurante da rede nas 24h seguintes. Não é à toa que os americanos estão obesos.

Outro detalhe interessante: por toda a avenida existem passarelas com acesso via escada rolante ou elevador (os americanos pensam muito na acessibilidade aos deficientes físicos), para que as pessoas atravessem a avenida com total segurança. Além disso, são os melhores lugares para ter uma ótima visão e fotografar a avenida.

Quando digo que em Las Vegas tudo é Marketing, quero dizer que me surpreende a capacidade que os americanos têm em construir o que construíram em pleno deserto. Tudo foi planejado para entreter, você se sente em outro mundo. Na verdade, Las Vegas poderia estar em qualquer lugar, geograficamente falando. Não dá pra observar nem de longe o "american way of life", pois só se vê turistas do mundo todo nas ruas.

Eles utilizam o Marketing Mix como ninguém. O Produto foi desenvolvido para pessoas que gostam de entretenimento. O Preço, apesar de alto muitas vezes, é promocionado com frequência, impossível não encontrar shows e restaurantes com preços bacanas. A Distribuição também é eficiente, concentrada em uma única região, com alta acessibilidade tanto à pé como em ônibus turísticos. Já a Comunicação é um capítulo à parte, tem tanta informação na Las Vegas Strip que ficamos com a vista cansada no final do dia.

O clima dizem que é bem agradável, mas confesso que me surpreendi com o frio e a chuva que pegamos em alguns dos dias, afinal, chove no deserto?





Observe a passarela em destaque na foto.


Ao fundo, reprodução fiel da Torre Eiffel, no Paris Hotel. Ela tem cerca de 50% do tamanho da torre original.





Vista diurna da Las Vegas Strip.

Vista diurna da Las Vegas Strip no alto da Torre Eiffel.





Las Vegas - Onde tudo é Marketing - Bellagio Hotel

Depois de tanto tempo sem escrever (não por falta de vontade, mas de tempo mesmo), acho que vale a pena recomeçar com posts exclusivos, certo? Esse é o primeiro de uma sequência de posts que farei com base em uma viagem que fiz aos EUA visitando Las Vegas e San Francisco. Podem falar mal, mas o fato é que Estados Unidos é o 'mundo do marketing', eles vêem oportunidades em tudo, impressionante!

Começando por Las Vegas, os hotéis são a atração principal. São imensos, não é raro encontrar hotel com 4.000 quartos, por exemplo. O cartão de visita, sem dúvida nenhuma, é o Bellagio. A nossa recepção na cidade, logo ao chegar, foi poder assistir as fontes do hotel, o show das águas dançantes, com óperas, música clássica e músicas-tema da Broadway.



Essa é a fachada do hotel, onde acontece o espetáculo das fontes dançantes. É impossível estar passando e não parar pra assistir... é como um 'flash mob', as pessoas andando na rua, começa a música e todos se paralizam. 3 a 4 minutos de puro encantamento e a música acaba. As pessoas voltam a caminhar normalmente. O vídeo que fiz ficou muito grande e não consegui postar aqui. Então segue um link de um vídeo que localizei no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=aKUxVtrEQ1s&feature=related

O lobby do hotel. Observem o teto. É tudo tão grande que há até um campo de golf dentro do hotel.

O jardim interno do Bellagio. A cada estação do ano, um tema diferente. As flores? São naturais, é claro!


Aqui também estão algumas das principais marcas de luxo do mundo: Chanel, Dior, Prada, Giorgio Armani, Fendi, Gucci, Tiffani & Co, Yves Saint Laurent entre outras.



Não podia deixar de publicar a foto do famoso Bellagio Cassino, cenário de muitos filmes de Hollywood.


É dentro desse hotel que também acontece o espetáculo 'O' do Cirque di Soleil. Mas esse assunto vale outro post!


quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Campanha Brastemp Gourmand

A Brastemp, de forma bastante inusitada, lançou a Linha Brastemp Gourmand. Utilizando cross media, que implica na utilização de diferentes tipos de mídia em uma única e completamente integrada campanha de marketing, ações online e offline se somaram.

Foram 7 episódios semanais, veiculados em TV por assinatura, que contaram um pouco da vida de Daniel, um rapaz de 35 anos, antenado, moderno, formado em Design e que tem como hobby cozinhar para os amigos. Sua cozinha é toda equipada com produtos da Linha Brastemp Gourmand. Trazer um homem para lançar eletrodomésticos é um diferencial da campanha. Outro aspecto interessante é que os atributos dos produtos são secundários nos filmes, que aparecem em takes fechados, destacando a marca Brastemp. O foco é a estória, o entretenimento.

Além dos comerciais, a marca esteve presente também no Twitter, YouTube, Facebook, Orkut e um blog com as receitas, desenvolvido especialmente para a nova linha de produtos. No YouTube, além dos filmes veiculados na TV, foram publicados filmes "extras", com conteúdo relevante e complementar à campanha, onde Daniel divide outras experiências.

Soma-se a isso tudo, um anúncio para mídia impressa em que os atributos dos produtos são reforçados de maneira criativa e lúdica. Na TV, a campanha foi veiculada nos canais GNT, Discovery Home & Health, Universal, Warner, Fox e National Geographic. Já a mídia impressa, em revistas como Caras, Veja, Claudia, VIP, Revista A, Daslu etc.

A campanha foi criada pela DM9DDB.

Veja abaixo os 7 episódios da campanha:



Episódio 1 - "A Vizinha"



Episódio 2 - "Às Escuras"



Episódio 3 - "Pessoal, essa é a Cris"



Episódio 4 - "Na Natureza Selvagem"



Episódio 5 - "Tratamento de Choque"



Episódio 6 - "Festa Surpresa"



Episódio 7 - "A proposta"

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A escolha do presidente...

A polêmica em torno da declaração de Obama (ele disse que a polícia americana tinha agido "de forma estúpida"), quanto à prisão de um professor negro nos EUA quando tentava entrar na própria casa, ainda não acabou.

Apesar de ter convidado todos os envolvidos para uma conversa descontraída, a opinião pública o criticou por escolher a cerveja BudLight. Mesmo sendo líder, com 22% de participação, Obama foi criticado pois a marca foi vendida para a InBev e 2008 e, portanto, deixou de ser americana. Segundo Al Ries, especialista em marketing, "Marcas líderes tendem a ser uma escolha mais segura para um político porque o que ele está dizendo é: 'Vocês escolheram essa cerveja, não fui eu. Eu só estou refletindo o que vocês pensam'".

O fato é: a sociedade observa tudo, até a marca de cerveja escolhida para um encontro informal do presidente americano. Cabe às assessorias de comunicação ficarem cada vez mais atentas não somente ao que as autoridades "falam", mas também ao comportamento e porque não, ao que se come e bebe. ;-)


..............................................(Foto: AFP)

domingo, 19 de julho de 2009

O poder de uma boa ideia - Nike Plus

Vocês sabem que eu não resisto à uma boa ideia. E essa invenção da Nike/Apple é realmente muito interessante.

As duas empresas em parceria, desenvolveram um sistema composto de um sensor que, instalado no tênis - Nike, é claro! - e um pequeno receptor para o iPod registram a performance do corredor, incluindo a distância, tempo e consumo de calorias. Esses dados são enviados para um site de relacionamento criado pela Nike, o Nike Plus. Além de ver sua evolução nos treinos, o atleta pode compará-los com a de outros corredores registrados na comunidade.

Ao todo são 1,2 milhão de esportistas cadastrados do mundo todo, no maior grupo de corredores já reunidos. Trata-se de uma imensa e poderosa base de dados que permite à Nike entender em profundidade o comportamento de seus consumidores, algo desejável por qualquer empresa de consumo. Mas o produto é muito mais do que isso, é uma eficiente prestação de "serviço", uma grande comunidade de corredores que se encontram, trocam informações e se relacionam.

Para ler a matéria completa no Portal Exame, clique aqui.


segunda-feira, 13 de julho de 2009

Coca-Cola e Pepsi - Amigas???

Para testar o impacto das redes sociais, uma agência digital localizada em Sydney, na Austrália, fez o seguinte experimento:

Através do perfil do diretor de criação da agência, propuseram o fim da "guerra" entre Coca-Cola e Pepsi e sugeriram que uma seguisse a outra e fossem "amigas".

A Coca-Cola respondeu primeiro ao usuário dizendo que achava ser uma boa idéia, e mandou um cortês (e ainda competitivo) Olá para a Pepsi. Em resposta, Pepsi respondeu: "Rivais e tweeps podem coexistir? Estamos dispostos a descobrir". Tweeps é uma denominação para usuários do twitter.

Veja a sequência dos fatos:


Eunmac(Ian McDonald), diretor da Amnesia Razorfish, propôe o fim da "guerra" entre as duas empresas e as convida para serem amigas no Twitter.



Em menos de 3 horas, a Coca-Cola respondeu.



Passado algum tempo, a Pepsi também respondeu.

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Em menos de 24h, conseguiram o que parecia impossível. Duas gigantes, declaradamente rivais, conversando "amigavelmente", e de forma bem humorada, pelo Twitter. Além da troca de gentilezas, estão seguindo uma à outra. “You know what they say about keeping your friends close and enemies closer.”
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Além da trégua dada à interminável "guerra das colas", esse desafio mostrou como duas grandes empresas estão adaptando suas estratégias de marketing ao mundo das redes sociais. As pessoas estão buscando cada vez mais informação e entretenimento na Internet e as empresas estão percebendo (finalmente) que não têm controle da informação que chega aos seus consumidores.


Fonte: Reuters / Amnesia Razorfish
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