segunda-feira, 23 de março de 2009

Em tempos de crise, há os que choram e os que vendem lenços... literalmente!


Eu não digo que em momentos de crise há os que choram e os que vendem lenços???

É impressionante a capacidade que o americano tem em encontrar oportunidades de negócios em tudo.
Veja a imagem ao lado, de um lenço com o gráfico da queda da Dow Jones, de 2004 a 2009. Custa U$ 28.
Um tanto salgado para tempos de crise, vocês não acham?
P.S. - Dica do Blue Bus.


domingo, 8 de março de 2009

De padeiro à marketeiro de mão cheia


É incrível como o marketing está em tudo, não é mesmo? Tiro o chapéu para aqueles que conseguem tirar um bom proveito disso.

O exemplo que dou hoje é do "padeiro" Olivier Anquier. Natural da França, foi modelo internacional e, em férias no Brasil, resolveu ficar, está aqui há 30 anos e se naturalizou brasileiro. Já teve restaurantes, possui padarias em São Paulo e fornece pães para a rede Pão de Açucar. Um empresário de sucesso. Até aí, nenhuma novidade.

Além disso, ele encontra oportunidades de negócios em várias outras frentes. Comercializa produtos com marca própria como pães, cafés e geléias. Em 2008 estreou uma "aula-show" de culinária no teatro. Tive a oportunidade de assistí-la e, em mais de duas horas de espetáculo, Olivier vende o seu peixe e ainda ensina alguns truques culinários.

Logo de cara, no saguão, o livro "Diário do Olivier" à venda . Ao entrar no teatro, recebemos um mini-pão da marca Anquier para degustação. No início da apresentação, em total interação com a platéia, ele distribui rosas em homenagem ao Dia da Mulher e convida duas pessoas para ajudá-lo na confecção do jantar. O cardápio escolhido foi um jantar completo com queijo brie empanado e salada verde, peixe com ratatouille e petit-gateau. A cada ingrediente, ele reforçava que tudo poderia ser encontrado na Mercearia São Bento, patrocinadora do evento. O avental, louças e facas utilizadas também levam a sua marca.

Duas horas e meia depois, com muita simpatia ele encerra a aula-show e acompanha seus "convidados" até a saída, colocando-se à disposição para fotos e autógrafos no saguão do teatro.

Um padeiro-cozinheiro-marketeiro de mão cheia!

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sexta-feira, 6 de março de 2009

Coca-Cola "Heist"

Abaixo está mais um dos comerciais da Coca-Cola da campanha Open Happiness, intitulado "Heist". Foi veiculado no Super Bowl no mês passado. Criação da Wieden + Kennedy.

Produção impecável!

P.S.: Mais uma dica do Eurico Palazzo.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Garanta outros carnavais. Se beber, não dirija!

Carnaval é tempo de muita alegria e diversão. Mas também é tempo de conscientização. Uma ação de marketing bem interessante foi realizada em Sorocaba, interior de São Paulo, nesse último carnaval.

Um carro completamente destruído foi colocado no canteiro central em uma das principais avenidas da cidade, o que acarretou lentidão no trânsito e muito "buchicho". Alguns dias depois a revelação: uma faixa com o texto "Garanta outros carnavais. Se beber, não dirija!" anunciava uma campanha de conscientização para o período do carnaval. Assinada pela URBES - Trânsito e Transportes e pela Prefeitura de Sorocaba, essa ação custou muito pouco, foi de alto impacto e deu o que falar.

Além do carro na avenida, os foliões receberam bandanas e kits com sacolinhas para o câmbio de carro e flyers nos pontos de maior tráfego e também nos blocos de rua.





quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Coca-Cola vai investir R$ 1,75 bilhão no Brasil em 2009

Notícia publicada no Portal Exame em 12.02:

Coca-Cola vai investir R$ 1,75 bilhão no Brasil em 2009
Apesar da crise global, empresa mantém crescimento contínuo e aumenta seu investimento neste ano


O presidente da Coca-Cola Brasil, Xiemar Zarazúa, anunciou nesta quinta-feira (12/02) que a empresa vai investir 1,75 bilhão de reais no país em 2009. O valor é 16,6% superior ao investido no ano passado, equivalente a 1,5 bilhão de reais. A Coca-Cola manteve o seu ciclo de crescimento iniciado em 2004 e fechou 2008 com um aumento de 7% nas vendas, alcançando um total de 9 bilhões de litros de bebidas não-alcoólicas e um faturamento de 15 bilhões de reais.
Os resultados positivos da empresa são fruto de investimentos em marketing, lançamentos de produtos e embalagens, como o i9, hidrotônico nos sabores tangerina e limão, e a Coca-Cola Zero, que se consolidou como o maior refrigerante sem açucar do Brasil.
Apesar da crise global, Xiemar Zarazúa está otimista. "Entendemos que 2009 tenderá a ser um ano mais desafiador em função da crise, mas optamos por aumentar nossos investimentos e continuar fortalecendo a operação no país, em linha com nossa visão de longo prazo. Revisamos nossos orçamentos para direcionar o máximo de recursos para investirmos no mercado, pois acreditamos que assim, estaremos preparados para o futuro e para a retomada de crescimento que certamente virá depois do período de crise", explica.



Isso vai ao encontro do que eu venho postado aqui no blog. Muitas empresas acreditam que, em momentos de crise, o investimento em marketing e comunicação deve ser reduzido (quando não, cortado!). Acredito que esse é o momento que realmente não se deve parar de investir, para que a marca continue presente e sendo lembrada. Afinal, a crise não é para sempre!

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quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Crise X Oportunidade - Parte II

Já está disponível no site oficial da Coca-Cola, os filmes e imagens que traduzem o novo posicionamento da marca através do conceito "Open Hapiness" (vide post anterior). A campanha foi criada pela Wieden+Kennedy, agência global da marca desde 2006.




















terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Crise X Oportunidade

Em minhas aulas de Marketing, quando discutimos a importância da análise de cenários e seus impactos para os negócios, costumo dizer que, mesmo em momentos de crise, há os que choram e os que vendem lenços. Ou seja, mesmo em épocas de turbulência, há sempre oportunidades a serem aproveitadas.

Inclusive há um livro, bastante interessante, que se chama "Crise e Oportunidade - Em chinês e nos negócios essas duas palavras são uma só" da Amália Sina - Editora Saraiva, que aborda justamente o fato de que é em momentos de crise é que somos forçados a pensar diferente, arriscar mais e encontrar novas soluções. Afinal, essa é a única alternativa possível.

Que a crise é séria e está afetando todos os negócios com maior ou menor intensidade é fato, não há como negar. Mas o que particularmente me incomoda são empresas (e pessoas) só falando em crise e usando-a como desculpa para as metas não alcançadas. Temos que tratar a crise do tamanho que ela é e, se temos um limão, uma boa limonada devemos fazer. É nesse momento que os investimentos devem ser mantidos, com maior direcionamento, mais cauteloso, mas que sejam mantidos. Afinal, não há retorno sem investimento.

Aí começo a falar de otimismo, de fazer as coisas acontecerem, de encontrar novas perguntas e novas respostas. E sei que muitos compartilham dessa disposição de ver as coisas de uma outra forma.

Nos últimos dias, por exemplo, a Coca-Cola comunicou seu novo slogan, em nível mundial: "Open Happiness", ou "Abra a Felicidade", numa tradução livre. A intenção é levar uma mensagem de conforto e otimismo, na tentativa de neutralizar o pessimismo dos consumidores. A primeria campanha deve ir ao ar nos próximos dias, inclusive com previsão de veiculação no Super Bowl, o espaço publicitário mais caro do mundo.

No Brasil, a empresa lançou um novo filme na semana passada, o Big Splash. O filme é contagiante e está sendo veiculado na América Latina, Japão e Itália. Segundo o Diretor de Marketing da empresa, Ricardo Fort, o vídeo mostra, de forma lúdica, o poder transformador das atitudes positivas. Nele, a Coca-Cola protagoniza uma “explosão” de positividade que espalha um efeito transformador fabuloso e provoca uma nova realidade, levando cor ao que era cinza e vida ao que era árido. No desfecho, o filme reforça o poder que cada um tem para construir um mundo melhor, com a mensagem “Sua felicidade transforma”.

Assista ao comercial de 1 minuto. Vale a pena.

Outras empresas internacionalmente conhecidas, como a própria Pepsi, também estão seguindo essa onda de otimismo, apoiada pela promessa de mudança de Barack Obama etc.

Eu, particularmente, gosto desse conceito. E você?