Em minhas aulas de Marketing, quando discutimos a importância da análise de cenários e seus impactos para os negócios, costumo dizer que, mesmo em momentos de crise, há os que choram e os que vendem lenços. Ou seja, mesmo em épocas de turbulência, há sempre oportunidades a serem aproveitadas.
Inclusive há um livro, bastante interessante, que se chama "Crise e Oportunidade - Em chinês e nos negócios essas duas palavras são uma só" da Amália Sina - Editora Saraiva, que aborda justamente o fato de que é em momentos de crise é que somos forçados a pensar diferente, arriscar mais e encontrar novas soluções. Afinal, essa é a única alternativa possível.
Que a crise é séria e está afetando todos os negócios com maior ou menor intensidade é fato, não há como negar. Mas o que particularmente me incomoda são empresas (e pessoas) só falando em crise e usando-a como desculpa para as metas não alcançadas. Temos que tratar a crise do tamanho que ela é e, se temos um limão, uma boa limonada devemos fazer. É nesse momento que os investimentos devem ser mantidos, com maior direcionamento, mais cauteloso, mas que sejam mantidos. Afinal, não há retorno sem investimento.
Aí começo a falar de otimismo, de fazer as coisas acontecerem, de encontrar novas perguntas e novas respostas. E sei que muitos compartilham dessa disposição de ver as coisas de uma outra forma.
Nos últimos dias, por exemplo, a Coca-Cola comunicou seu novo slogan, em nível mundial: "Open Happiness", ou "Abra a Felicidade", numa tradução livre. A intenção é levar uma mensagem de conforto e otimismo, na tentativa de neutralizar o pessimismo dos consumidores. A primeria campanha deve ir ao ar nos próximos dias, inclusive com previsão de veiculação no Super Bowl, o espaço publicitário mais caro do mundo.
No Brasil, a empresa lançou um novo filme na semana passada, o Big Splash. O filme é contagiante e está sendo veiculado na América Latina, Japão e Itália. Segundo o Diretor de Marketing da empresa, Ricardo Fort, o vídeo mostra, de forma lúdica, o poder transformador das atitudes positivas. Nele, a Coca-Cola protagoniza uma “explosão” de positividade que espalha um efeito transformador fabuloso e provoca uma nova realidade, levando cor ao que era cinza e vida ao que era árido. No desfecho, o filme reforça o poder que cada um tem para construir um mundo melhor, com a mensagem “Sua felicidade transforma”.
Assista ao comercial de 1 minuto. Vale a pena.
Outras empresas internacionalmente conhecidas, como a própria Pepsi, também estão seguindo essa onda de otimismo, apoiada pela promessa de mudança de Barack Obama etc.
Eu, particularmente, gosto desse conceito. E você?